Os olhos e o sistema nervoso

Dizem que os olhos são o espelho da alma, mas cientificamente sabemos que os olhos são uma janela para o cérebro, a única parte visível do nosso sistema nervoso. Elesolhos e pupilas podem revelar muito sobre nós; o tamanho das pupilas (aquela parte preta do centro do olho) pode dizer se estamos entusiasmados, desgostosos ou ainda se há uma lesão no sistema nervoso. Veja alguns exemplos:

1- Se o cérebro está danificado
Quando os médicos ou enfermeiras colocam uma luz piscando nos olhos dos pacientes, as pupilas de um cérebro saudável devem ser iguais, redondas e reativas à luz. Quando sofremos um trauma grave e o cérebro “incha” ou sofre algum sangramento pode ocorrer uma situação gravíssima chamada de herniação cerebral que pode levar rapidamente ao coma e morte. Nesses casos as pupilas podem ficar assimétricas (uma dilatada e a outra pequena) ou ambas dilatadas (grandes) como na foto abaixo. Esses casos requerem intervenção imediata de um neurocirurgião ou o paciente pode evoluir para morte cerebral.

2- Algumas situações metabólicas como hipoxemia (falta de oxigênio no sangue) ou uso de drogas como cocaína e LSD pode fazer com que as pupilas dilatem.

3- Quando estamos entusiasmados sexualmente as pupilas dos homens e das mulheres se dilatam.

4- Se experimentamos dor – Na máxima intensidade de dor, as pupilas se dilatam em aproximadamente 0,2 milímetros.

Deixe uma resposta