Quando está formado o sistema nervoso do bebê?

Essa é uma pergunta que tem várias respostas. Por quê? Porque na realidade o sistema nervoso do seu bebê continua o seu desenvolvimento mesmo após o nascimento, em um processo chamado de mielinização que pode se estender até a idade adulta.

formacao sncMas se levarmos em consideração a formação básica do sistema nervoso, chamada neurulação, seu término ocorre por volta da quarta semana de gestação. Por isso mamães, esse é o período de maior risco para as malformações ou chamados defeitos do tubo neural. Após se inicia a proliferação neuronal que se estende ate mais ou menos o primeiro trimestre de gestação. Nessa fase sabemos que as infecções congênitas que afetam o sistema nervoso como a rubéola, citomegalovírus e sífilis causam maiores danos.

No segundo e terceiro trimestres de gestação ocorre a migração dos neurônios, estruturação mais determinada do sistema nervoso e por volta da 28ª semana já inicia aquele processo de mielinização que se concluirá após o nascimento.

Estudando a neuroembriologia sabemos os exatos momentos que geraram as malformações no sistema nervoso. O neurocirurgião pediátrico pode ser consultado antes mesmo do nascimento do bebê com alguma malformação do sistema nervoso, orientando os pais sobre a doença e seu prognóstico.

Consulte-nos http://www.raquelzorzi.com.br/pediatrica

Deixe uma resposta