Aneurisma cerebral: inimigo silencioso

O aneurisma cerebral ocorre quando uma área frágil na parede de um vaso sanguíneo faz com que o ele forme uma protuberância ou aumente de tamanho (parece uma “bolha” na lateral do vaso). Os aneurismas podem estar presentes desde o nascimento, podem ocorrer sem causa aparente ou estar associados a alguns fatores, tais como, trauma, infecções, uso de drogas como cocaína, etc.
aneurisma cerebral inimigoEles são silenciosos porque geralmente não causam sintomas, exceto quando ele rompe ou cresce tanto que comprime alguns nervos ou áreas específicas do cérebro. Ou seja, você não sente nada até o dia que ele rompe, na maior parte das vezes. A ruptura de um aneurisma cerebral causa dor de cabeça súbita e muito forte e é um caso de emergência médica. O sangramento deste aneurisma causa a chamada hemorragia subaracnóide, onde o sangue que sai de dentro do aneurisma se espalha pelo espaço subaracnóide, que banha o cérebro, podendo trazer uma série de consequências desastrosas.
O screening (rastreamento) com exames pode ser recomendado em alguns casos específicos. Consulte um especialista especialmente se na sua família há histórico de pessoas com aneurismas cerebrais.
Conheça nossa equipe, saiba mais sobre aneurismas cerebrais, acesse http://www.raquelzorzi.com.br/aneurismas

Deixe uma resposta