Dor lombar na gravidez

Estima-se que 50 a 80% das mulheres apresentarão algum tipo de dor lombar durante a gravidez. O período mais crítico é do quinto ao sétimo mês de gestação, quando o peso da barriga já está maior, mudando a dinâmica de equilíbrio e balanço da coluna da gestante. Além disso, alguns hormônios como a relaxina deixam os ligamentos mais frouxos para facilitar a acomodação do corpo ao bebê.
Existem três tipos mais comuns de dor nas costas durante a gravidez:dor lombar gravidez

1. DOR LOMBAR
Localizada na região inferior da coluna, pode ou não, sentir a dor irradiando para a perna e piora com fato de permanecer muito tempo sentada ou em pé.
2. DOR PÉLVICA POSTERIOR (SACRO-ILÍACA)
Quatro vezes mais freqüente do que a dor lombar, a dor que acomete a articulação entre o sacro (final da coluna que se alarga) e a bacia, chamada de articulação sacro-ilíaca. A dor estende-se para os glúteos e região posterior da coxa, não ultrapassando o joelho. A dor não desaparece rapidamente com o repouso e geralmente persiste por um certo tempo após o nascimento da criança.
3. DOR NOTURNA
Algumas mulheres grávidas apresentam dor exclusivamente durante à noite quando deitadas.Esta dor estaria relacionada com o acúmulo de fadiga muscular no final do dia.

Como lidar com a dor?
O objetivo é manter uma boa função durante a gestação com o mínimo de desconforto. Lembrar da contra-indicação da realização de radiografias e do uso de anti-inflamatórios durante a gravidez! Você sempre deve procurar uma orientação com um especialista, mas veja algumas orientações que serão recomendadas de acordo com cada caso:
-Repouso de lado com um travesseiro entre as pernas;
-Massagem;
-Analgésico apropriado por períodos curtos após o terceiro mês;
-Aplicação de gelo / calor;
-Exercícios de relaxamento e alongamento com fortalecimento das estruturas musculares que sustentam o peso;
-Trabalho postural / contrabalançar a lordose excessiva;
-Condicionamento do modo correto de exercer as rotinas diárias;
-Hidroterapia / Yoga / Pilates

Conheça nossa equipe em www.raquelzorzi.com.br

Deixe uma resposta