Mito ou verdade?

bebes desenvolvem

MITO. Cada dia mais vemos os pais oferecendo aos bebês precocemente vídeos educativos e voltados para o público infantil.

Entretanto, pesquisadores e pediatras já começaram a questionar se os bebês estão realmente aprendendo algo com estes vídeos e se isso é ou não benéfico para eles. Segundo novos estudos, apesar de funcionar como entretenimento para os pequenos, este tipo de material ajuda muito pouco na assimilação de palavras e conceitos. Pelo contrário: de acordo com alguns pesquisadores, bebês expostos aos vídeos nos primeiros meses de vida apresentaram menor habilidade de linguagem do que aqueles que começaram a assistir mais tarde.

Segundo os pesquisadores o maior problema é a dificuldade dos bebês de relacionar o que se passa na tela aos objetos e sensações da vida diária. Por exemplo, os bebês não conseguem entender que uma xícara mostrada na tela é o mesmo que uma xícara que têm nas mãos – a menos que os pais mostrem a conexão. A Academia Americana de Pediatria reforça que quem tem filhos com menos de dois anos de idade deve evitar a TV, e brincar é a palavra de ordem para as crianças. Nunca deve-se substituir o estímulo e contato com os pais por vídeos educativos.

Algumas recomendações aos pais:
– Assista ao vídeo antes, para certificar-se que o mesmo tem um ritmo propositalmente lento e conteúdo adequado.
– Assista ao vídeo junto com seu filho, fazendo observações e conexões entre as idéias apresentadas no vídeo e os objetos espalhados pela casa.
– Ao final do vídeo, desligue a TV e deixe o bebê brincar um pouco, se possível em atividades relacionadas ao vídeo.

Deixe uma resposta