Encefalocele – diagnóstico pré-natal

encefalocele

A aflição de muitas futuras mamães é o diagnóstico pelo ultrassom ainda na gravidez de algum problema com seu bebê. Muitas me procuram ainda grávidas para receber esclarecimentos sobre algumas malformações do sistema nervoso. Hoje vamos falar um pouco sobre uma delas, a encefalocele.
A encefalocele é definida quando ocorre herniação (extravasamento) de tecido cerebral para fora do crânio devido a uma malformação ainda no embrião em formação. Pode ser fechada, quando é recoberta por pele, ou aberta/rota quando há alguma comunicação entre o tecido cerebral e o meio externo.

A localização mais frequente é a da região occipital (atrás da cabeça do bebê), mas pode ocorrer na região frontal (testa do bebê) e parietal (lateral). Normalmente o diagnóstico é feito ainda no pré-natal através do ultrassom obstétrico. O prognóstico neurológico do bebê depende de que parte do cérebro está herniada e da quantidade de cérebro lesado. Como alterações associadas podemos incluir a hidrocefalia (acúmulo excessivo de líquido no cérebro), perda de força nos membros superiores e/ou inferiores, cabeça muito pequena (microcefalia), atraso no desenvolvimento mental e físico, problemas de visão, convulsões, etc.

Tão logo for feito esse diagnóstico procure um neurocirurgião pediátrico que possa lhe apoiar, aconselhar e oferecer esclarecimento e prognóstico quanto a doença do seu bebê.

Saiba mais sobre neurocirurgia pediátrica emwww.raquelzorzi.com.br

Deixe uma resposta